fbpx

Otite em cães

OTITE EM CÃES

A otite não afeta todos os cães igualmente, alguns podem contrair esta infeção várias vezes ao ano, enquanto outros podem não sofrer com ela ao longo da vida.

Partilhe:

Geralmente ocorre em animais com o sistema imunológico enfraquecido, seja porque acabaram de sofrer de alguma outra doença ou porque sofrem de algum tipo de alergia.

Embora não seja uma doença grave, devemos tratá-la e curá-la o mais rápido possível para que não adquira mais importância do que deveria.

Afeta a orelha do nosso cão, irritando-a e produzindo coceira e desconforto. O tratamento é simples, embora deva ser supervisionado por um veterinário.

O que é otite canina?

A otite é uma infeção produzida no ouvido do nosso cão. Pode ocorrer na parte interna da orelha, próximo ao tímpano, onde não é percetível sem os instrumentos certos, na área média ou superior da orelha (parte interna da orelha).

Em alguns casos, também ocorre na parte externa da orelha. Pode afetar uma das partes da orelha ou várias, pode ser nas duas orelhas ou só numa.

Como a otite é transmitida em cães?

A otite canina não é contagiosa, é uma infeção causada pelo enfraquecimento das defesas do nosso cão.

Também pode ser causada pelo acumular de bactérias e ácaros, ou por falta de higiene. Não é uma doença que se espalha através de uma picada de mosquito ou através do contacto com outros cães.

Quais são os sintomas da otite em cães?

Esta infecção tem sintomas muito visíveis, portanto, detectá-la é bastante simples. Independentemente de a otite ser bacteriana ou não, o cão apresentará os seguintes sintomas: 

  • Abana muito a cabeça, batendo as orelhas 
  • Coçar frequente na área das orelhas com as patas
  • Possível perda auditiva ou surdez
  • Possível vermelhidão do interior/exterior da orelha
  • Possível cera de ouvido excessiva, pus, odor fétido ou descarga dentro do ouvido
  • Possível mau humor, choro quando toca na orelha devido à dor.

Como se pode ver, alguns sintomas são apenas “possíveis”, pois nem sempre se manifestam dessa forma.

A otite interna não deixa a parte superior da orelha vermelha, mas causa muita coceira e dor ao cão.

A otite bacteriana causa a criação excessiva de cerúmen no interior do ouvido, às vezes de cor preta ou acinzentada e com odor muito desagradável.

Qual é o tratamento para otite num cão?

O tratamento para esta condição deve sempre ser fornecido por um veterinário. Sendo uma otite interna ou externa, serão administrados colírios, antibióticos e até corticosteroides se for de origem alérgica.

Sim, as alergias têm muito a ver com o aparecimento da otite, pois enfraquecem o sistema imunológico do cão.

O veterinário indicará o tratamento a seguir e as orientações de higiene para que a infeção desapareça o mais rápido possível, normalmente em cinco ou sete dias costuma desaparecer completamente com um tratamento adequado. 

Como prevenir a otite?

Não é algo que possa ser totalmente prevenido, pois depende muito da força das defesas do cão, mas uma higiene adequada ajuda muito a prevenir qualquer tipo de doença. Basta limpar as orelhas regularmente e assim evitará a formação de bactérias, que pode causar infeções.

Raças que têm predisposição para otites

Todas as raças têm as orelhas pendentes, pois assim o pavilhão auricular não consegue “respirar”, arejar. As orelhas pendentes ficam sempre húmidas e como não arejam, vão surgir muitas bactérias. É o caso dos cockers, têm muito pêlo e orelhas muito pesadas.
É o caso dos cockers, têm muito pêlo e orelhas muito pesadas.
Picture of Ana Pires
Ana Pires

Ao serviço de animais de estimação

TOMO CONTA DO SEU CÃO
Mais artigos